Novembro Azul e a luta contra o câncer de próstata

09/11/2016

Novembro Azul e a luta contra o câncer de próstata

O Novembro azul é uma campanha para a conscientização e luta contra o câncer de próstata e tem por objetivo quebrar os preconceitos masculinos de ir ao médico, principalmente quando se fala do exame de toque. O câncer de próstata é o segundo mais comuns nos homens e, de acordo com o INCA (do Instituto Nacional de Câncer), haverá cerca de 61 mil novos casos no Brasil somente este ano.
Sintomas
Visto principalmente em homens mais velhos, com mais de 60 anos, em sua fase inicial, o câncer de próstata é silencioso. Quando apresentados, os sintomas são caracterizados por dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou noite. Em sua fase avançada, o câncer de próstata pode causar dor nos ossos, infecção generalizada ou insuficiência renal.
Sendo detectado no começo, as chances de cura são de 90%, porém muitos homens têm receio de ir ao médico por conta do preconceito em relação ao exame de toque.
Prevenção
Por ser uma doença vista principalmente em homens mais velhos, a prevenção deve ser feita a partir dos 50 anos por meio de consultas anuais ao urologista e realização do exame de toque, principal meio para detectar a doença, que dura apenas 10 segundos e tem como objetivo analisar a consistência da próstata, o tamanho e se existem lesões palpáveis através do reto na glândula.
Caso haja histórico de câncer de próstata na família, o urologista deve ser procurado a partir dos 45 anos. Além disso é recomendado fazer no mínimo 30 minutos de caminhada diárias, diminuir o consumo de álcool, não fumar e manter uma alimentação saudável.
Tratamento
Sim, existe tratamento, mas quanto antes descoberto, maiores as chances de cura. Quando a doença é localizada e está apenas na próstata, o tratamento é feito com a cirurgia de retirada da próstata ou através da radioterapia, quimioterapia ou novas drogas que inibem a produção dos hormônios de forma mais potente.

Rua Lopes Chaves, 137
Barra Funda - 01154-010
São Paulo - SP
Tel.: 55 (11) 3824-3350
e-mail: sopetra@sopetra.com.br

Encontre a SOPETRA Facebook Sopetra Linkedin Sopetra

SSL

 

© 2017 Sopetra - Tradição e disponibilidade de 1963 - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Intática Marketing de Busca