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A importância do feedback profissional

15/07/2015

A importância do feedback profissional

Feedback é uma palavra inglesa que significa resposta ou reação, o termo é utilizado quando um líder dá algum tipo de retorno sobre o trabalho executado pelo grupo ou por uma pessoa específica. O feedback é uma ação presente em grandes empresas, principalmente nas mais atualizadas, serve como forma de inovar, melhorar e ampliar o ambiente de trabalho.
Para Renato Mendes, consultor de carreiras da plataforma de empregos Job1, o feedback eficaz é uma parceria. “A qualidade do feedback oferecido é tão importante quanto a postura de envolvimento de quem recebe, no aproveitamento e aplicação das informações transmitidas”, diz.
Muitas vezes, os funcionários não sabem se atenderam as expectativas de seus gestores, por isso essa é uma ferramenta de extrema importância dentro das corporações. É uma questão de reciprocidade para desenvolver profissionais e corrigir equívocos de ambas as partes.

Feedback de gestor para subordinado

1. Comece a conversa destacando os pontos positivos do funcionário. É fundamental ele saber que tem acertos e que seu trabalho é valorizado.

2. Aponte os pontos que precisam ser melhorados, sem julgamentos, de forma direta e pontual.

3. Ressalte a importância do trabalho do funcionário e reforce que a avaliação dos pontos a serem melhorados pode gerar mais e melhores resultados.

4. Aponte, de forma clara e sem julgamentos, o quanto suas atitudes pessoais e profissionais estão prejudicando no bom andamento do trabalho.

5. Coloque-se sempre à disposição para conversas.

Feedback de subordinado para gestor

1. Em primeiro lugar, deixe claro o quanto está satisfeito em trabalhar na empresa e com o que faz.
2. Se você sente que poderia fazer mais pela empresa, diga que poderia contribuir mais e gostaria de ter o apoio da chefia para colocar mais as suas ideias em prática.

3. Se o chefe é distante ou conversa com você rapidamente, destaque seu interesse em estar mais próximo e participar mais das decisões.

4. Quando há a percepção de uma equipe desunida, sugira que seu superior proponha mais entrosamento do time, para melhorar os resultados.

5. Espere o momento certo. É preciso ter tato para escolher um dia no qual o chefe demonstre estar tranquilo, no qual uma negociação tenha sido bem-sucedida ou quando você perceber que ele está mais próximo. Dar feedback para o gestor no momento errado pode trazer resultados opostos ao esperado.

Dicas para receber, avaliar e aproveitar um feedback

1. Esteja aberto, sem defesas. O feedback no trabalho serve para ajudar a lidar melhor com as atividades e obter melhores resultados.

2. Concentre-se em como o feedback poderá contribuir ainda mais para a sua evolução profissional e pessoal.

3. Seja profissional e ouça atentamente, com a razão e não com o coração.

4. Avalie se, no seu dia a dia, tudo o que foi dito tem coerência. Existem casos em que a pessoa que está dando o feedback mistura o pessoal com o profissional. Saiba discernir o que é prudente e o que não é.

6. Em qualquer caso, continue agindo cordialmente com quem deu o feedback, seja seu gestor, subordinado ou colega de trabalho.

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